Hoje é o aniversário da maior cidade da América Latina: São Paulo, capital do estado de São Paulo.
Imagine...a maior cidade da América Latina e a sexta maior cidade do mundo! E tudo começou num barracão que os padres jesuitas contruíram, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, para catequisar os índios. Este "colégio" jesuíta, construído por doze padres, dentre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, deu início à povoação de São Paulo de Piratininga.
Como a inauguração foi no dia 25 de janeiro de 1554, os padres escolheram o nome São Paulo porque neste dia a Igreja Católica comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.
Durante muitos anos a vila permaneceu pobre e isolada, devido à dificuldade de acesso por causa da Serra do Mar. Mas com o passar do tempo muitas coisas foram acontecendo, como o ciclo econômico paulista da cana-de-açúcar, a Proclamação da Independência do Brasil, a expansão da produção de café no Vale do Paraíba...e a pequena povoação foi crescendo, surgiram as ferrovias... até que nos meados do século passado, começaram a chegar imigrantes e as indústrias começaram a ser instaladas.
Muitos outros fatores foram influenciando até que São Paulo se tornasse a grande metrópole que é hoje, exercendo grande influência no Brasil e no mundo inteiro, seja nos aspectos econômicos, políticos ou culturais. Por isso, hoje nos unimos aos paulistanos, paulistas* e todos os brasileiros para celebrar o aniversário desta grande cidade, que é um retrato da história do nosso país. Andar pelo centro histórico de São Paulo é como percorrer a história do Brasil...
Visitar o Mosteiro de São Bento, comer do pão produzido pelos próprios monges, percorrer o trecho que vai do Monumento da Independência até o Museu Paulista, estar na Avenida Paulista, onde o coração econômico da América do Sul parece pulsar, ver de pertinho a Manuela - máquina de escrever onde o Mário de Andrade escrevia para o Manuel Bandeira (na Casa das Rosas), fazer compra na feira livre (onde a gente vê todo tipo de hortaliça e pode provar de todas as frutas), poder tomar capuccino e comprar livro numa máquina enquanto se espera o metrô, comer pastel no Mercado Municipal, visitar o Museu da Língua Portuguesa, poder contemplar a beleza arquitetônica da Catedral da Sé e do MASP (tão diferentes em estilo mas tão iguais em beleza), ver a Estação da Luz fervilhando de gente na hora do rush** (e até ficar com medo na fila do metrô)..são experiências únicas. E imaginar que tem mais, muito mais..Sampa é um universo caleidoscópico de culturas. Para desbravar este universo da Paulicéia Desvairada há que se ter muito tempo...Tanto tempo quanto tempo que o tempo tem....Parabéns, São Paulo!
*Você sabia que paulistanos são aqueles que nascem na cidade de São Paulo e paulistas são aqueles que nascem no estado de São Paulo? Portanto, todo paulistano é paulista mas nem todo paulista é paulistano...
** "Hora do rush" é a hora em que o tráfego está bastante intenso, com congestionamentos, e o transporte público também está lotado.
Para escrever este post, consultei: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)
Nossa,Lu!
ResponderExcluirAmei seu texto falando de Sampa...vc tem razão...São Paulo tem muito, mas muito mais coisas,aqui está a maior concentração de museus do mundo, tem cerca de 160 teatros, 260 salas de cinema,410 hotéis,900 feiras livres semanais...afff...é muita coisa!!
Espero que volte logo a visitar essa cidade tentacular...
Lindo texto o seu..lindo,obrigado por homenagear São Paulo!
Ah, Rogério, obrigada por acrescentar tanto ao blog! Você sabe, este texto é uma homenagem a você também, um paulista paulistano. Beijo.
ResponderExcluir(adorei o termo tentacular...adequadérrimo à cidade)