terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RESULTADO DO CONCURSO - APROVEITANDO PARA FALAR DE INTERTEXTUALIDADE



A propaganda da Chevrolet...

 A ganhadora do concurso de férias "VISTA NOSSA CAMISA", foi a Ana Terra. Após duas tentativas ela conseguiu responder corretamente ao desafio, vencendo o Rogério. Mas como já tem uma camisa da Garagem, indicou a prima Ana Laura para receber o prêmio.
Você quer saber a resposta? Veja abaixo

...tem relação com o filme
do Tim Burton...
 No aviso do dia 13, há dois trechos com intertextualidade. O primeiro é "tinha um grão de areia no meio do caminho, no meio do caminho tinha um grão de areia", que faz relação com o poema "No meio do caminho", do mineiro Carlos Drummond de Andrade ("No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho ). A segunda relação intertextual está na palavra "bathorário", criada a partir das expressões usadas no filme Batman, como batmóvel, batcaverna, etc. (lembrando que bat, palavra inglesa, significa morcego, que não tem nada a ver com a Garagem).

Veja como a Dona Urgência da propaganda...
...lembra a Rainha de Copas do filme. Você já havia observado isso?


...que, por sua vez, tem relação
com o livro do Lewis Carrol.

Viu? A intertextualidade pode estar presente em qualquer texto. Portanto, fique atento! Identificar uma relação intertextual ajuda a entender melhor o texto. E tem mais: quanto mais você ler, mais aumentará seu conhecimento de mundo e vai perceber mais relações intertextuais. Lembrando que não estamos falando só de texto escrito, mas de todo tipo de texto, verbal (com palavras) e não-verbal(sem palavras).

Só para citar um exemplo: as propagandas de carros da Chevrolet foram inspiradas no filme Alice no País das Maravilhas, filme de Tim Burton, que por sua vez se inspirou no clássico da literatura, de mesmo nome, escrito por Lewis Carrol.


E tem mais: você também pode usar intertextualidade. Mas faça isso de um jeito bacana, enriquecendo seu texto, não apenas copiando um trecho qualquer.


Imagens retiradas dos seguintes sites:

3 comentários:

  1. Então, a intertextualidade não precisa ser em forma de texto, pode ser também de imagem...
    Agora entendi bem...
    Obrigada, estou a cada dia aprendendo mais com o blog. Muito obrigada mesmo. Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Nega cada dia que passa me surpreendo mais com vc, bjs..

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Ana Terra...Mas, saiba: imagem tb é texto..texto é tudo aquilo que passa uma mensagem. Assim, um gesto, uma imagem, um símbolo..tudo pode ser texto, desde que passe uma mensagem..sacou?
    Quer um exemplo prático? A sua foto, esta que usei no post "dica legal", tem intertextualidade com a foto da Judy Moody.
    Beijo..

    Erik, obrigada pelo elogio.

    E obrigada aos dois por serem seguidores do blog.

    ResponderExcluir