domingo, 30 de janeiro de 2011

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Você sabia que hoje é o DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS? Eu não sabia...
Pesquisando na net descobri que esta data foi instituída pela Associação dos Cartunistas de São Paulo para homenagear a publicação da As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte - em 1869! Estas histórias eram escritas pelo italiano Angelo Agostini, brasileiro por opção.
Eu gosto muito de ler histórias em quadrinhos, e você? Se gostar, venha aqui...na Garagem temos muitos revistas e livros de tirinhas, como Turma da Mônica, Disney, Mafalda (temos com todas a tirinhas!!), Peanuts, Calvin e Haroldo, Snoopy, Hagar, Recruta Zero, Garfield...
É bom lembrar que além de divertidas, as histórias em quadrinhos trazem informações e abordam temas atuais, contribuindo bastante para a formação do leitor.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LEITURA DE MUNDO E SOLIDARIEDADE

Para ser leitor de verdade, além de livros, revistas e outros materiais de leitura, é preciso ser leitor do mundo, saber o que está acontecendo, conhecer a realidade e dela participar, exercendo a cidadania e a solidariedade. Por isso a Garagem das Letras tem lançado campanhas como a da Cesta Básica Literária e o pedido de doações para as vítimas do desastre ambiental ocorrido na região serrana do Rio.

Como foi dito no post anterior, na última edição da Garagem as crianças escreveram mensagens para estas pessoas que estão passando por momentos tão difíceis. Acabou se tornando uma oficina de produção de texto pois conversamos sobre o ocorrido e depois cada um fez um rascunho do texto, que foi revisado e, feitas as correções, foi passado a limpo e ilustrado.


Então, deixamos aqui nossas mensagens de apoio aos nossos irmãos.







 





GARAGEM É DIVERSÃO E SOLIDARIEDADE

 
No último dia 20 a Garagem abriu com mais uma edição de jogos para alegrar os visitantes, que não foram muitos devido à mudança da data e também porque muita gente está viajando. Mas os que vieram aproveitaram bastante. Além do jogos da edição anterior, havia outros como dama, resta-um, dominó e varetas. Cada jogada era premiada com um pirulito e uma ficha. No final, quem ganhasse mais fichas receberia de brinde um exemplar da revista de passatempos Picolé e um calendário da Garagem. A competição foi forte e a ganhadora foi a Dafne.
Apesar do nosso apelo no post do dia 18, não recebemos doações em dinheiro pois nenhum dos visitantes viu o aviso no blog, mas todos deixaram mensagens de solidariedade para as pessoas atingidas pelo desastre na região serrana do Rio de Janeiro (veja no post a seguir). Por isso, nossa campanha continua de pé..receberemos doações por mais alguns dias.
Mereceu destaque nesta Garagem a participação da família de Conceição, tia de Odara. Obrigada pela visita!


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SÃO PAULO DA GAROA, SÃO PAULO TERRA BOA

Hoje é o aniversário da maior cidade da América Latina: São Paulo, capital do estado de São Paulo.
Imagine...a maior cidade da América Latina e a sexta maior cidade do mundo! E tudo começou num barracão que os padres jesuitas contruíram, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, para catequisar os índios. Este "colégio" jesuíta, construído por doze padres, dentre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, deu início à povoação de São Paulo de Piratininga.
Como a inauguração foi no dia 25 de janeiro de 1554, os padres escolheram o nome São Paulo porque neste dia a Igreja Católica comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.                             

Durante muitos anos a vila permaneceu pobre e isolada, devido à dificuldade de acesso por causa da Serra do Mar. Mas com o passar do tempo muitas coisas foram acontecendo, como o ciclo econômico paulista da cana-de-açúcar, a Proclamação da Independência do Brasil, a expansão da produção de café no Vale do Paraíba...e a pequena povoação foi crescendo, surgiram as ferrovias... até que nos meados do século passado, começaram a chegar imigrantes e as indústrias começaram a ser instaladas.
Muitos outros fatores foram influenciando até que São Paulo se tornasse a grande metrópole que é hoje, exercendo grande influência no Brasil e no mundo inteiro, seja nos aspectos econômicos, políticos ou culturais. Por isso, hoje nos unimos aos paulistanos, paulistas* e todos os brasileiros para celebrar o aniversário desta grande cidade, que é um retrato da história do nosso país.  Andar pelo centro histórico de São Paulo é como percorrer a           história do Brasil...
Visitar o Mosteiro de São Bento, comer do pão produzido pelos próprios monges, percorrer o trecho que vai do Monumento da Independência até o Museu Paulista, estar na Avenida Paulista, onde o coração econômico da América do Sul parece pulsar, ver de pertinho a Manuela - máquina de escrever onde o Mário de Andrade escrevia para o Manuel Bandeira (na Casa das Rosas), fazer compra na feira livre (onde a gente vê todo tipo de hortaliça e pode provar de todas as frutas), poder tomar capuccino e comprar livro numa máquina enquanto se espera o metrô, comer pastel no Mercado Municipal, visitar o Museu da Língua Portuguesa, poder contemplar a beleza arquitetônica da Catedral da Sé e do MASP (tão diferentes em estilo mas tão iguais em beleza), ver a Estação da Luz fervilhando de gente na hora do rush** (e até ficar com medo na fila do metrô)..são experiências únicas. E imaginar que tem mais, muito mais..Sampa é um universo caleidoscópico de culturas. Para desbravar este universo da Paulicéia Desvairada há que se ter muito tempo...Tanto tempo quanto tempo que o tempo tem....Parabéns, São Paulo!
 
*Você sabia que paulistanos são aqueles que nascem na cidade de São Paulo e paulistas são aqueles que nascem no estado de São Paulo? Portanto, todo paulistano é paulista mas nem todo paulista é paulistano...
** "Hora do rush" é a hora em que o tráfego está bastante intenso, com congestionamentos, e o transporte público também está lotado.
Para escrever este post, consultei: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PARABÉNS, CÉZANNE!

Você já viu o Google Doodle de hoje?
É uma homenagem ao pintor Paul Cézanne, que hoje estaria completando 172 anos.
Cézanne nasceu no dia 19 de janeiro de 1939, em Aix-en-Provence, na Provença, Sul da França. Ele pintava de um jeito diferente e por isso influenciou bastante a arte da época, mudando a concepção do fazer artístico, que passou da fase do impressionismo  do final do século XIV para o cubismo radical e inovador do início do século XX.
La Montagne Sainte-Victoire vue de Bellevue
(Montanha Santa Victória vista de Bellevue)
1882-1885
Auto-retrato com fundo rosa
1875 - Coleção privada

Gostava de pintar paisagens e representações de naturezas-mortas (tipicamente compostas por maçãs), mas pintou também figuras humanas em grupos e retratos.
Paul Cézanne morreu na mesma cidade onde nasceu, no dia 22 de outubro de 1906, vítima de penumonia, doença que adquiriu após ter ficado trabalhando ao ar livre sob uma tempestade, por duas horas.


Para quem não sabe:
Natureza-morta é um gênero da pintura e fotografia em que se representa seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.

Para escrever este post, consultei:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Campanha Solidária

Na Garagem do dia 20 vamos fazer uma ação solidária? Se você tiver algum dindin, traga para fazermos uma doação para as vítimas do desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro. Pode ser qualquer valor, o que importa é a gente ajudar dentro das nossas possibilidades. Claro, dificilmente temos "sobrando", mas um ato de solidariedade às vezes requer que a gente abra mão de algo que pra nós não seria tão necessário. Por exemplo: você pode ter um dinheirinho para tomar um sorvete ou um refrigerante -  e isso é bom, não é? - mas existem crianças lá na região serrana que não têm o mínimo para sobreviver, falta até água potável...e o dinheiro do sorvete dá pra comprar uma garrafa de água. Aí, você pode me dizer que uma garrafa só é pouco..e eu te pergunto: e se cada criança que tem R$ 1,00 deixasse de tomar um sorvete e doasse o dinheiro? Seriam muitas garrafas de água, né? Pense nisso...

Explicando: resolvemos pedir ajuda em dinheiro porque não temos postos de arrecadação de outro tipo de doação. A importância arrecadada será depositada numa das contas criadas no Banco do Brasil.

AVISO

Confirmando: a Garagem abrirá nesta quinta,
às 9 horas, com jogos.
Venha se divertir!

RESULTADO DO CONCURSO - APROVEITANDO PARA FALAR DE INTERTEXTUALIDADE



A propaganda da Chevrolet...

 A ganhadora do concurso de férias "VISTA NOSSA CAMISA", foi a Ana Terra. Após duas tentativas ela conseguiu responder corretamente ao desafio, vencendo o Rogério. Mas como já tem uma camisa da Garagem, indicou a prima Ana Laura para receber o prêmio.
Você quer saber a resposta? Veja abaixo

...tem relação com o filme
do Tim Burton...
 No aviso do dia 13, há dois trechos com intertextualidade. O primeiro é "tinha um grão de areia no meio do caminho, no meio do caminho tinha um grão de areia", que faz relação com o poema "No meio do caminho", do mineiro Carlos Drummond de Andrade ("No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho ). A segunda relação intertextual está na palavra "bathorário", criada a partir das expressões usadas no filme Batman, como batmóvel, batcaverna, etc. (lembrando que bat, palavra inglesa, significa morcego, que não tem nada a ver com a Garagem).

Veja como a Dona Urgência da propaganda...
...lembra a Rainha de Copas do filme. Você já havia observado isso?


...que, por sua vez, tem relação
com o livro do Lewis Carrol.

Viu? A intertextualidade pode estar presente em qualquer texto. Portanto, fique atento! Identificar uma relação intertextual ajuda a entender melhor o texto. E tem mais: quanto mais você ler, mais aumentará seu conhecimento de mundo e vai perceber mais relações intertextuais. Lembrando que não estamos falando só de texto escrito, mas de todo tipo de texto, verbal (com palavras) e não-verbal(sem palavras).

Só para citar um exemplo: as propagandas de carros da Chevrolet foram inspiradas no filme Alice no País das Maravilhas, filme de Tim Burton, que por sua vez se inspirou no clássico da literatura, de mesmo nome, escrito por Lewis Carrol.


E tem mais: você também pode usar intertextualidade. Mas faça isso de um jeito bacana, enriquecendo seu texto, não apenas copiando um trecho qualquer.


Imagens retiradas dos seguintes sites:

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Concurso de férias: VISTA NOSSA CAMISA

Novidade: primeiro concurso do Blog da Garagem.
Fácil de participar, fácil de ganhar...

Faça assim: leia o aviso do dia 13/01/11, identifique os trechos onde há relação intertextual (relação com outro texto) e escreva um comentário neste post citando quais são os trechos e com que outros textos eles têm relação intertextual.

Ganhará uma camiseta da Garagem quem postar o primeiro comentário com a resposta correta.
Caso a pessoa já tenha a camiseta poderá indicar alguém para receber o prêmio.
A Garagem não arcará com despesas de envio da camisa se o ganhador morar em outra cidade.

Caso queira saber um pouco mais sobre intertextualidade, há muito material na net. Algumas sugestões:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AVISO

Oi galera! Infelizmente aconteceu um imprevisto (tinha um grão de areia no meio do caminho, no meio do caminho tinha um grão de areia) e não pude ir embora ontem. Por isso nesta semana a Garagem não abrirá, mas semana que vem, sim..na quinta-feira, dia 20, no mesmo bathorário.
Beijinho.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DICA LEGAL

Recebi da Ana Terra* uns cartões virtuais muito bacanas, enviados pelo site da Editora Ática.
Gostei tanto que resolvi colocar o link aí nos "links quentes" para que você também possa enviar seus cartões. O bom é que em alguns modelos você pode colocar a foto que quiser. Imagina, que legal!

Obrigada, Ana Terra! Um beijo enorme!


* A Ana Terra é uma das minhas sobrinhas. Ela é uma menina-mocinha linda, adora ler e faz balé. (Olha ela aí do lado, tipo a Judy Moody. Nunca ouviu falar da Judy? Acesse: http://www.judymoody.com.br/)

Ela nunca apareceu nas fotos da Garagem porque mora em Bertioga, mas sempre dá um jeitinho de participar, mesmo de longe. Caso você tenha estranhado este nome "Ana Terra", saiba: como a mãe dela queria homenagear minha avó Ana, decidimos colocar este nome, que é o nome de uma personagem criada pelo grande escritor Érico Veríssimo. Será que é por isso que ela gosta tanto de ler?

AVISO

Conforme comunicamos anteriormente, a Garagem abriria às quintas durante as férias, quinzenalmente. Porém, nesta semana a previsão é de que abrirá na sexta-feira pois viajarei para Belo Horizonte.
VENHA SE DIVERTIR!
TEREMOS JOGOS NOVAMENTE!
CONFIRA AQUI A DATA CORRETA.

LIVRO VAI, LIVRO VEM....

Estamos muitos satisfeitos com quantidade de empréstimos, em especial a intensa procura de livros nestas férias. Além dos emprestímos feitos quando a Garagem abre, muitas crianças que descobriram a Garagem têm vindo constantemente pegar livros emprestados. O bom é que apareceram novos visitantes: crianças da vizinhança e de outros bairros, como Gameleira e Atalaia (longe, este!).
Reforçamos o aviso dado anteriormente: mesmo quando a Garagem não está "aberta", fazemos empréstimos de livros, não só para crianças, mas também para outras faixas etárias. Temos alguns exemplares de literatura infanto-juvenil e para adultos.

Claro, nem sempre isso é regra...eu, particularmente a-do-ro ler os infanto-juvenis e os gibis. Inclusive, temos uma leitora "viciada" em gibis, a Vânia, que vem sempre e leva no mínimo uns vinte para casa - e é adulta!!
Venha você também usufruir deste encantamento que é a leitura. A Garagem te espera!

GARAGEM ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS

Foi com alegria que recebemos o pedido da APAE para organizarmos uma Garagem para compor a programação da colônia de férias que estão tendo neste ano. Mais alegria foi organizar tudo e abrir a Garagem, na última sexta-feira, para estes visitantes tão especiais.
Logo na entrada foram recebidos com pipoca e enquanto todos não chegavam, "leram" livros e gibis. Enquanto isso, nos bastidores, a equipe aguardava para entrar em cena, o que não demorou muito. A Lunária, Fada do Ano Novo, ajudada pela fadinha Floripes, contou a história Rosa Branca e Rosa Vermelha para a platéia atenta e participativa, que cantou com as fadas a música Superfantástico. Depois foi a vez da dupla Zé Bobrinha e João Jiló, que contaram piadas, cantaram a música dos Patinhos e dublaram o "Xote das Meninas" (Alceu Valença), divertindo a todos. No xote teve ainda a participação de Maria Chiquinha (a menina que "só quer, só pensa em namorar"). Dava gosto ver como os alunos caiam na risada (e os funcionários da APAE também).
Enquanto a equipe tirava o figurino, foi servido o lanche: torta de frango e refrigerante, que foi saboreado ao som da música Single Ladies, da Beyoncé, com a volta da equipe. Para terminar, deixei uma mensagem de ano novo e cantamos a canção "Marcas do que se foi". Para a alegria da moçada, foi servido sorvete de coco e morango com calda de chocolate, leite condensado, castanhas, confeitos e outras guloseimas.
De fato, esta foi uma Garagem especial, acredito que mais para nós que para eles. Valeu muito a pena!
Aproveitamos para parabenizar a APAE de nossa cidade pelo belo trabalho, cujo resultado ficou visível na forma como os alunos participaram. O comportamento foi excelente e demonstraram um bom desenvolvimento intelectual, respondendo às perguntas que fiz. Cantaram, dançaram (principalmente a valsa que tocou na hora do casamento de Rosa Branca e Rosa Vermelha) e riram a valer com as graças dos caipiras.
Na verdade, nós é agradecemos pela oportunidade de compartilhar um momento tão especial com pessoas tão especiais! 




Agradecimentos a Lara e Gabriela (recepção), Odara (Zé Bobrinha), João Luiz (João Jiló), Floripes (Iolanda), Maria
Chiquinha (Marina), Erlon (doação de refrigerantes) e aos ajudantes Eva, China e Pablo.