domingo, 26 de dezembro de 2010

Uma visita ilustre: DÉRCIO MARQUES

Como falei no post anterior, no dia 04 de dezmbro a Garagem recebeu uma visita ilustre: o Dércio Marques, violeiro, cantador, intérprete e compositor mineiro (óia nóis aí, gente!) nascido em Uberlândia. Ele já era conhecido da galera pois cantamos músicas dele na Garagem da Primavera.
Violeiro e cantador, viaja por todo o Brasil apresentando seu trabalho e coletando material sobre a cultura popular brasileira. Viajou pela América Latina das décadas de 60 e 70 divulgando músicas brasileiras. Seus discos são gravados e lançados de forma independente, longe da badalação da mídia e das trilhas sonoras de novelas. Mesmo assim alguns são reconhecidos no meio dos violeiros, como "Segredos Vegetais". Nos anos 90 lançou "Monjolear", trabalho que resgata lendas e canções populares, com a participação de um coro de 240 crianças, indicado para o prêmio Sharp de música. (http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/dercio-marques)
Não vou ficar falando aqui sobre a vida e obra do Dércio, pois não daria conta (caso queira saber mais, acesse os links que vou colocar aí abaixo).
Vou contar como tudo aconteceu. No domingo anterior, quando a Marina me procurou na igreja e perguntou se a mãe dela poderia convidar o Dércio para ir à Garagem, adorei a idéia mas achei melhor não criar expectativas... imagine, o Dércio na Garagem!
Na sexta, dia 03, houve o show dele no Miragem e eu fui imaginando que perderia boa parte pois teria que voltar mais cedo porque no outro dia teria que abrir a Garagem..tadinha de mim! Como nunca fora a um show do Dércio, não imaginava o que me esperava! Como conseguir sair no meio do show? Impossível! Algumas crianças que frequentam a Garagem estavam lá e ficamos curtindo juntos. Acabei ficando até o final...E que bela surpresa haviam preparado! A Garagem foi homenageada e fiquei muito feliz. Me convidaram ao palco e fiquei juntinho do cantor...pode?? Neste momento ele prometeu que iria conhecer a Garagem no dia seguinte e aí comecei a acreditar. Comecei também a me preocupar, pois pareceu estar maravilhado com a Garagem e tive receio de que se decepcionasse. Além, do mais fiquei pensando: "Meu Deus! ele é tão grande (o que me surpreendeu pois na foto que vi na net ele parecia tão baixinho!) e a Garagem tão pequena! Vai ficar mal acomodado lá. E ele cumpriu a promessa..a Marina chegou logo cedo confirmando o horário e quando eu estava terminando de ler a história de Bintou, ele chegou com uma comitiva tão especial quanto ele: João Cangussu, Teca, Roberta e a pequena Maria, Déi (Miguel Cangussu, poeta, que também merece um post à parte) e a Suzelita. Confesso que quando vi tanta gente pensei logo: "Ai, ai, ai..será que canjica que preparei vai ser suficiente?".Trouxe ainda três instrumentos: um cavaquinho, um violão e um outro pouco conhecido (esqueci o nome!), que, segundo ele, era feito antigamente com casco de tartaruga. E não foi só isso: trouxeram um presente para mim, um porta-retrato com uma foto tirada no show, autografada.
Aí, foi só maravilha...o Dércio cantou e encantou crianças e adultos ...E começou com as canções que cantamos na Garagem quando a primavera chegou: Leilão de Jardim (da Cecília Meireles) e Meninos (de Juraildes da Cruz). E por aí foi...canções engraçadas, românticas..poesia pura!
Só quem já viu e ouviu o Dércio para saber. Ele não canta assim de um jeito comum, ele canta de um jeito diferente, tão natural! Faz com a voz e os instrumentos sons incríveis! Seu jeito é tão envolvente que as crianças nem pensaram na hora de ir embora, mesmo após terem lido, participado da discussão e ouvido a história. Prova do poder deste enCANTADOR é que o neto da vizinha, o Felipe, que tem apenas 3 aninhos, até hoje canta uma das canções que ele cantou (que nem era conhecida da criança!).
Esta foi uma experiência que nunca esqueceremos. A Garagem agradece à Marina e sua família e à Suzelita por terem nos proporcionado este momento tão especial. E, claro, agradecemos principalmente ao Dércio, que deixou uma marca de doçura e alegria nos nossos corações. Valeu, Dércio! Muita luz para você!

QUER SABER MAIS SOBRE O DÉRCIO? ACESSE:

3 comentários:

  1. Nossa Lu!
    Dércio é um monumento vivo(e ambulante)da cultura regional do Brasil...quanta honra em recebê-lo na Garagem das Letras, é mesmo pra ficar gravado pra sempre nos corações de todos!
    Muito legal, pena estar perdendo tudo isso...espero poder vê-lo novamente um outro dia bem de perto.
    Parabéns pela homenagem recebida lá no Miragem...mais do que merecida!

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    a vida é colorida pelos encontros, foi muito bom ye encontrar e conhecer a garagem das letras.
    Gostaria de contribuir com o projeto quando for ai em Águas Formosas levo alguns livros e se você quiser preparo uma oficina para as crianças.
    Obrigada pelo exemplo, quem quer faz.
    Parabéns
    Um grande abraço
    Suzelita Meirelles

    ResponderExcluir
  3. Oi..que felicidade ler seu recado! Eu é quem adorei as novas cores que vc (vcs) trouxeram pra minha vida (e pra garagem).
    Claro que vou querer a oficina..é só combinar, ok?
    E o Dércio? Bem?
    Vc gostou do post sobre a visita de vcs?
    Beijo

    ResponderExcluir