domingo, 26 de dezembro de 2010

Comemorando o dia da Consciência Negra

Como eu estava viajando, foi com um certo "atrasinho" que a Garagem das Letras comemorou o Dia da Consciência Negra. A data certa é no dia 20 de novembro, mas a Garagem só abriu  no dia 04 de dezembro. Devido à importância do tema, comemoramos apesar do atraso, pois acreditamos que, mais importante que a data no calendário é o que ela representa. No caso do Dia da Consciência Negra, é uma data que suscita reflexões sobre a situação do negro no Brasil (preconceito, inserção no mercado de trabalho, cotas nas universidades, participação na política e até a moda e a beleza negra).
A atenção é geral na hora da discussão.
O dia 20 de novembro foi escolhido porque é quando se comemora a morte de Zumbi dos Palmares (1965), chefe do Quilombo dos Palmares, considerado um mártir da resistência dos negros à escravidão.
Para comemorar esta data tão importante, discutimos um pouco sobre as questões relativas aos negros citadas acima. Foi uma discussão bastante proveitosa com a participação atenta das crianças, inclusive das mais novas.

A hstória do dia foi "As Tranças de Bintou", escrita por Sylvianne Anna Diouf, nascida na África. É um lindo texto, com linguagem poética,que conta a história de Bintou, menina africana que sonhava em ter cabelos lindos como da sua irmã, pois tinha apenas quatro birotes na cabeça. Infelizmente as crianças não puderam admirar todas as lindas ilustrações feitas por Shane W. Evans pois não consegui o livro em nenhuma biblioteca e fui obrigada a imprimir a história da internet, com apenas duas ilustrações, para conhecerem a beleza de Bintou.
De tão bela, a história inspirou a Iolanda a pedir à mamãe que fizesse birotes no seu cabelo. O resultado você pode conferir nas fotos ao lado. Lindo, não?

Caso você queira conhecer esta história, pode pegar emprestada a versão impressa na Garagem ou acessar o link abaixo:
Planejamos cantar a música "Identidade" do Jorge Aragão, mas não deu porque recebemos uma visita muito especial, tão especial que merece uma postagem à parte.


Para finalizar a comemoração, servimos canjica, comida típica que é uma herança cultural africana. Foi uma oportunidade para estrearmos as "cumbuquinhas" adquiradas pela Garagem.

Hoje começamos a receber as doações para a campanha "Alimente sonhos neste Natal", lançada neste blog. Em apenas um dia recebemos mais de 50 livros para a cesta básica literária! Vivaaa!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário