domingo, 25 de setembro de 2011

TARSILA DO AMARAL E NOSSA PÁTRIA SÃO FESTEJADAS NA GARAGEM

  
No dia 03 de setembro a Garagem abriu para festejar o nascimento de Tarsila do Amaral e a Semana da Pátria. Na mala, trouxemos uma bagagem rica e variada composta por elementos representativos da vida de Tarsila do Amaral, que foi sendo apresentada aos visitantes enquanto conversávamos sobre o que cada um significava. Assim, tiramos da mala os seguintes objetos: foto de Tarsila do Amaral, amostra do perfume chanel nº 5 (representando os produtos franceses que Tarsila usava desde criança), bolsa de festa e colar de pérolas - falsas, é claro! (representando a elegância dela), um casaco vermelho (que além de representar seu bom gosto ao se vestir, lembrava uma das suas obras, o quadro Manteau Rouge), a imagem de um gatinho (representando os mais de 40 gatos que ela tinha quando menina), um coração de pelúcia rosa (relembrando seus amores, principalmente o romance com o artista modernista Oswald de Andrade) e as imagens de alguns dos seus quadros mais famosos (que foram penduradas, junto com a foto da artista na árvore da Garagem). Além disso tudo, tiramos da mala uma caixinha com uma surpresa enviada pela Tia China: um ovo de avestruz!! Foi uma sensação!! Todos queriam pegar no ovo gigante..e pegaram! Puderam sentir o peso e a textura da casca.
Depois da apresentação da bagagem da Mala, conversamos um pocuo sobre o tema "Pátria" ressaltando a importância de termos um sentimento de nacionalidade, reconhecendo e valorizando o país onde nascemos, apesar de todos os problemas que ele tem. Lembramos ainda da necessidade de cada um ajudar na construção de uma pátria melhor para todos. Para festejar a pátria alegremente, cantamos várias canções, iniciando pela Hino da Independência, conhecido por poucos.
Para encerrar, a Odara tocou e nós cantamos uma paródia que fizemos para homenagear o João Luiz pela passagem do seu aniversário no dia 30 de agosto. A mãe dele, Tia China, mandou uma bolo de chocolate para cantamos parabéns para ele. Servimos ainda, como brinde da Garagem, a gelatina brasileirinha: verde (limão), amarela (maracujá), azul (tutti-frutti) e branco (chantilly). Todos se deliciaram!

Nesta Garagem, tivemos alguns visitantes cuja presença queremos destacar: minha sobrinha Ana Terra e seus pais Erik e Sílvia, que vieram de Bertioga; meu irmão Pablo, que veio de Peruíbe; o meu amigo Daniel, coordenador do Departamento de Cultura, que desta vez ficou o tempo todo e trouxe as filhas Jô-Ana e Diva (que distribuiu panfletos com a Programação da Jornada Mineira); a psicóloga Soninha, minha amiga, que trouxe o sobrinho Thiago (pena que foram embora antes do bolo); o Leandro, irmão da Malu, que veio com sua mãe Schirley e o Gabriel, irmãozinho da Lara que já veio outras vezes, ainda bebezinho, mas agora já fica até sentado brincando com o ursinho Puff e lendo O Bebê Maluquinho. Agradecemos a todos por terem nos prestigiado. 

PARA SABER MAIS SOBRE A TARSILA DO AMARAL, VEJA POST SOBRE ELA
Vale a pena ler também esta entrevista que ela concedeu à Revista Veja quando tinha 75 anos:
http://tigredefogo.wordpress.com/2007/06/02/vidas-tarsila-do-amaral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário