segunda-feira, 13 de junho de 2011

A PESSOA DO PESSOA...

Hoje é dia de festa no mundo das letras!! É o aniversário de nascimento de um dos maiores escritores da líteratura portuguesa e universal: Fernando Pessoa (Lisboa, 13/06/1888 - Lisboa, 13/11/1935).
Além de escritor, Pessoa foi empresário, editor, jornalista, ativista político, publicitário, crítico literário, dentre outras atividades que exerceu.
Como poeta, Pessoa desdobrava-se em outras personalidades, conhecidas como heterônimos. Um heterônimo é uma outra pessoa que habita o poeta. Ele tem uma personalidade e uma forma própria de se manifestar artisticamente, o que torna verdadeira a sua identidade, aparentemente falsa a princípio.
No caso de Pessoa, os heterônimos mais famosos são: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.



Veja que lindo este poema do Fernando Pessoa (ele- mesmo):
    AUTOPSICOGRAFIA
             
    O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve
Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
    Agora, veja alguns trechos de poemas  dos seus heterônimos:
          Não sou nada.
          Nunca serei nada.
          Não posso querer ser nada.
          À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo

       (Álvaro de Campos - Poema "Tabacaria")





Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
                          
(Alberto Caeiro - O Guardador de Rebanhos)





           Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
           Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
           Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
           (Enlacemos as mãos.)

                        (Ricardo Reis - Vem sentar-te comigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário