sexta-feira, 20 de maio de 2011

GARAGEM PARTICIPA DE CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL

Preparados para entrar em cena.
As atrizes também ajudaram
a arrumar o cenário.
No último dia 18 comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores. O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social) fizeram uma programação para mobilizar e informar a comunidade acerca do assunto. Desde a semana anterior começaram a fazer palestras nas escolas e no dia 18, a partir das 17 horas,  a criançada pôde brincar nos brinquedos infláveis na Praça Minas Gerais e passear no Trenzinho Pimpão (tudo de graça...). Para culminar a programação, houve apresentações no coreto e foi aí que nós entramos: a Garagem das Letras foi convidada para apresentar um “teatrinho”.

Fizemos uma apresentação simbólica, utilizando a figura do Lobo Mau para representar um pedófilo. Investimos no visual, com cenário e figurino bem característico do mundo encantado da infância, e escolhemos uma trilha sonora especial: Valsa das Flores, do Thaikovsky, 5ª sinfonia do Beethoven e Caravansary, do Kitaro. Para fechar, um poema que encontrei em um blog...Meninas do Brasil, da Sirlei Passolongo, que adaptei (licença, viu Sirlei??) para ficar mais de acordo com a apresentação.


 








As outras apresentações ficaram por conta do PROPAC (Projeto Presbiteriano de Assistência à Criança - uma associação vinculada à Igreja Presbiteriana, que atende crianças com reforço escolar, recreação e complementação alimentar..um trabalho que merece ser divulgado), do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do PRÓ-JOVEM.

Surpresa: ganhamos camisas lindas
dos organizadores do evento.  

No final, organizaram uma brincadeira onde a assistente social fazia perguntas sobre o que foi falado nas palestras e dava um brinde para quem acertasse a resposta.

Esperamos que eventos deste tipo possam contribuir para reduzir as estatísticas de crianças abusadas e exploradas sexualmente. E, como sonhar não custa nada...quem sabe um dia este tipo de caso não vai ter passado de um sonho ruim????
Ficamos muito felizes por ter participado.



Nossos agradecimentos às Equipes do CRAS e do CREAS, à Escola Interação, à professora Lucineia (Tia China), ao Diu da Marcenaria, ao Fabrício, à Karoline, aos “atores” e seus pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário