terça-feira, 19 de abril de 2011

UM MUNDO DE ENCANTAMENTO

IMAGINE...
um lugar encantando onde marmelada é feita com banana, bananada é feita com goiaba e goiabada é feita de marmelo, onde há uma avó muito sabida que conta histórias incríveis, uma cozinheira que faz bolinhos de chuva de lamber os beiços, uma boneca de pano que fala, um riacho com águas cristalinas que parecem cantar, jabuticabas docinhas, sacis e muito mais, e ainda por cima recebe visitantes como príncipes, princesas, anjinhos....
IMAGINOU? Pois este lugar existe e para visitá-lo você nem precisa pegar ônibus, avião ou trem..basta abrir um livro escrito pelo Monteiro Lobato.


Certamente você já ouviu falar sobre o Monteiro Lobato. Ontem comemoramos o seu 129º aniversário. Ele foi o primeiro escritor brasileiro a escrever livros infantis por isso o dia do seu nascimento foi escolhido para ser comemorado como o Dia Nacional do Livro Infantil.

Garagem em homenagem ao Lobato no ano passado:
teve Nastácia (Luzenir), Emílias (Iolanda e Odara),
Pedrinho (João Luiz), bolinhos de chuva
e geléia de jabuticada (doação da Tia China).

Lobato nasceu em Taubaté e além de escritor foi também editor e tradutor. Metade de sua obra é composta de livros infantis e a outra metade consiste de contos, artigos, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um  romance, O Presidente Negro. Claro, nem precisamos dizer que a metade que fez - faz! - mais sucesso é a dos livros infantis, dentre os quais destacam-se Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Picapau Amarelo (todas estas histórias se passam naquele lugar encantado de que falei no início deste post... o Sítio do Picapau Amarelo).

A obra infantil do Lobato já virou programa da Rede Globo,
 gibi, e brevemente sairá uma versão em desenho animado.

A vida de Lobato foi bem movimentada, ele morou em Nova York, Detroit e em Buenos Aires e chegou a ser preso porque escreveu uma carta ao presidente criticando a política de minérios. Ele morreu no dia 04 de julho de 1948, aos 66 anos.

E para quem pensa que ele é "coisa antiga, ultrapassada", engana-se...a obra dele é sempre atual pois trata de temas como as desigualdades sociais (já ouviu falar do Jeca Tatu?), a cultura e os valores brasileiros, a preservação da natureza, dentre outros. 
Bem, não dá para falar tudo sobre este cara fenomenal. Para saber mais, você pode ler nos livros ou visitar os sites abaixo, dentre os milhares que há na internet:
http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm (texto que fala de como é bom ler livros do Lobato)

 Portanto, fica aqui a homenagem da Garagem das Letras a este grande escritor.
PARABÉNS LOBATO! OBRIGADA POR TER CRIADO ESTE MUNDO MARAVILHOSO PARA ONDE PODEMOS VIAJAR LENDO SEUS LIVROS.

Ah, falando nisso, temos na Garagem os seguintes livros do Lobato: Reinações de Narizinho (doado por Patrícia, mãe do Vítor e do Eduardo), Caçadas de Pedrinho (doado pelo Mauro, de Sampa), História das Invenções e Dom Quixote das Crianças, além de muitos gibis da Emília e da Cuca emprestados pela Daphny (se quiser ler, venha logo porque logo, logo, ela levará de volta).



2 comentários:

  1. Olá Luzenir, muito boa homenagem à José Bento, bem legal, gostei ,muito de ler...
    Existem dois lugares abertos à visitação pública, onde pode se ver de perto onde ele morou na infância(Taubaté) e onde morou boa parte de sua vida(Arredores de São José dos Campos).
    Quando vc vier à São Paulo novamente, entre em contato comigo que te levarei lá,e comeremos os famosos bolinhos de chuva num fim de tarde,ok?
    Veja os links dos lugares...
    Grande Beijo em vc e nas crianças!

    http://www.overdadeirositiodopicapau.com.br/

    http://www.guiataubate.com.br/canais/pontoturistico,21,sitio-do-picapau-amarelo.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rogério, que gentileza a sua...claro que farei contato sim para marcarmos esta visita. Ah, que cabeça, era pra eu ter colocado o link do "verdadeiro sítio" como dizem.
    Obrigada pelos elogios e pela parceria.
    Um grande abraço..meu e da galera da Garagem.

    ResponderExcluir