quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PANGEIA

Ontem encontrei esta animação no site da Wikipédia. Achei muito interessante e resolvi postar aqui.
É uma animação sobre a separação da PANGEIA.
Você já ouviu esta palavra? 
Este é "O" cara!
A teoria da Pangeia foi criada no início do século XX pelo meteorologista alemão Alfred Wegener. Segundo esta teoria, há 200 milhões de anos os continentes não tinham a configuração atual. Eles formavam uma massa continental, sem as divisões que vemos hoje. Esta massa continental recebeu o nome de Pangeia (do grego, significa "toda a terra").
A Pangeia era cercada por um único oceano: Pantalassa.

Wegener se baseou em duas evidências para criar esta teoria:
- o encaixe quase perfeito da costa americana com a costa africana (observe e verá)
- comparação dos fósseis encontrados nas regiões brasileira e africana (como estes animais não seriam capazes de atravessar o oceano na época, então concluiu-se que eles teriam vivido em mesmos ambientes em tempos remotos).

Milhões de anos se passaram até que, devido à movimentação das placas tectônicas (isso é outro papo!), a Pangeia se fragmentou lentamente, dando origem à formação que conhecemos hoje (veja animação acima e mapas ao lado).

Na época em que sugeriu esta hipótese, Wegener foi ridicularizado pelos cientistas, mas, anos após sua morte, a teoria da PANGEIA foi confirmada.

Para escrever este post eu consultei:



Um comentário:

  1. Caramba...eu ja havia lido sobre isso,quer dizer que no inicio,praticamente só existia um bloco de superfície de terra firme,o resto era água,pode reparar na animação que,a parte que mais se movimentou foi a parte oriental da Ásia,onde até hoje é uma região muito instável,onde se registram muitos terremotos todos os anos.

    ResponderExcluir