sexta-feira, 22 de abril de 2011

TEXTOS - GARAGEM DO DIA 21/04/2011

Como neste mês temos muitas datas comemorativas importantes, fica difícil fazer um post para cada uma.
Por isso, deixamos aqui alguns textos alusivos a cada data, os mesmos que disponibilizamos na Garagem do dia 21.
A maioria destes textos são charges.
Para lembrar:
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. (Retirado do site Wikipédia)


                                              DIA 19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO


 

                           DIA 21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES
        
                             22 DE ABRIL - DIA DO PLANETA TERRA

                        O DESEJO DA TERRA
     

                     A terra
                     não tem vocação pra Lua.
                     Não quer girar
                     fria  fria
                     e completamente nua.
                     Também não quer ser chama
                     como o sol
                     que gira atônito e incandescente.
                     Deseja ser eterno presente:
                     bela e cálida
                     como sedução de mulher,
                     amando e abrigando a todos nós,
                     isso é o que ela quer.

http://www.overmundo.com.br/banco/o-desejo-da-terra-poesia

                                                     22 DE ABRIL - DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

PÁSCOA


Girassol
Composição : Toni / Bino / Lazão / Gama / Pedro Luíz

A favor da comunidade, que espera o bloco passar
Ninguém fica na solidão
Embarca com suas dores pra longe do seu lugar
A favor da comunidade, que espera o bloco passar
Ninguém fica na solidão o bloco vai te levar
Ninguém fica na solidão
A verdade prova que o tempo é o senhor
Dos dois destinos, dos dois destinos
Já que pra ser homem tem que ter
A grandeza de um menino, de um menino
No coração de quem faz a guerra
Nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo
Todo dia, toda hora, na batida da evolução
A harmonia do passista vai encantar a avenida
E todo o povo vai sorrir, sorrir, sorrir
E todo o povo vai sorrir, sorrir, sorrir
A verdade prova que o tempo é o senhor
Dos dois destinos, dos dois




Banda formada na Baixada Fluminense na primeira metade dos anos 80 com o nome Lumiar, tem como principais influências o reggae e a música soul. O nome Cidade Negra veio depois do primeiro show, em 1986, na Baixada. Os integrantes do grupo são, Toni Garrido, Bino, Lazão e Da Gama.






Do Lado de Cá

Se a vida às vezes dá uns dias de segundos  cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá

Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
e tudo não parece funcionar
Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá, a vista é bonita
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo tranquila
E o meu corpo dança sem parar

Do lado de cá tem música, amigos e alguém para amar
Do lado de cá
Do lado de cá

Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
..................................................
Do lado de cá

A vida é agora, vê se não demora.
Pra recomeçar é só ter vontade de felicidade pra pular


     Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
     A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.
     Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos. O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
     A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente. O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.
     A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol. É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.
                                                                http://casadacris.blogspot.com/2006/01/lenda-do-girassol_30.html

                                  LENDA DO GIRASSOL
     Certa vez, numa tribo Ianomâmi, no norte do Amazonas, nasceu uma indiazinha de cabelos claros, quase dourados. Foi um verdadeiro reboliço na tribo, pois nunca haviam visto coisa assim. Foi chamada de Ianaã, que queria dizer a deusa do sol.
   
Todos a adoravam. Os fortes e mais belos guerreiros da tribo e da vizinhança também não resistiam aos seus encantos. Mas ela os recusava dizendo ser ainda muito cedo para assumir compromisso.
   
Um dia, estava ela alegremente brincando e nadando no rio, quando sentiu que o sol lhe enviava raios como se fossem grandes braços acariciando levemente sua pele dourada. Só neste momento o sol havia tomado conhecimento daquela figurinha tão linda e se apaixonou perdidamente por ela.
   
Ianaã também sentiu-se atraída por ele e todas as manhãs ela esperava o nascer do sol toda feliz. Ele ia aparecendo aos poucos e o seu primeiro sorriso e os raios dourados e morninhos eram para ela. Era como se dissesse: _Bom dia, minha flor!
   
Por onde ela passava os pássaros voavam e pousava sobre seus ombros, ela os beijava e os chamava de amiguinhos.
    Um dia a pequena índia ficou muito triste e adoeceu, quase não saia de sua choupana. O sol apaixonado fazia de tudo para alegrá-la, tudo era em vão. Ela morreu.
   
A mata ficou em silêncio, o sol deixou de aparecer, tudo se transformou em tristeza na aldeia. O povo da tribo chorou muito. Enterraram Ianaã perto do rio que tanto amava. O sol derramou muitas lágrimas até que decidiu aquecer a terra onde sua amada estava sepultada.
   
Depois de vários meses, nasceu uma planta verdinha que foi crescendo e abriu uma grande flor redonda com suas pétalas amarelas e ao centro formado por sementes escuras, que ficava voltada para o sol desde ao amanhecer até o seu crepúsculo vespertino, e à noite ela se pendia para baixo como se quisesse adormecer. Acordando no início do novo dia pronta para adorar o sol e por seus raios ser beijada e acariciada. Suas sementes seriam o alimento para os seus queridos amiguinhos.
   Essa flor tão bela recebeu da tribo o nome de girassol.
                                                                                                  Neuza Razza – www.historiasecontos.com.br


quinta-feira, 21 de abril de 2011

COELHINHO DA PÁSCOA QUE TRAZES PRA MIM??? HISTÓRIAS, CANÇÕES, POEMAS...ALEGRIA!

Hoje é feriado e nem é sábado, mas a Garagem abriu e foi bom demais. Como nas férias, o dia foi de diversão com jogos (bingo, uno, baralho, dominó, quebra-cabeças, cubo mágico, resta um, varetas, damas, xadrez). Apesar de ser feriado, vieram muitos visitantes. Pensamos que muitos faltariam porque poderiam viajar mas aconteceu o contrário: muitos dos que vieram trouxeram também primos que vieram de outras cidades.

As coelhinhas da Garagem.

Como não poderia deixar de ser, o tema principal foi a Páscoa (antecipamos porque outra Garagem só em maio). Claro, tentamos tratar o tema de forma bem leve, evitando o viés doutrinário. O foco foi o significado da palavra: passagem. Passagem para uma vida nova. Recebemos uma visitinha fofa: o Batatinha, coelhinho (aliás, coelhão) do André, nosso vizinho. Todos ficaram encantados, até os mais velhos, e queriam pegá-lo. Quem quis, também virou coelhinho com a maquiagem feita com tinta especial para pele.

Ao fundo, textos novos (poema sobre o Dia do Planeta Terra,
charges sobre as datas e biografia do Van Gogh,
com imagens de alguns dos seus quadros,
e porta-revistas doado pela Escola Interação.

Conversamos sobre o símbolos da Páscoa chamando a atenção para o girassol, que foi tema da história (A Lenda do Girassol) contada com fantoches de vara, com a participação da Odara. Aproveitando a deixa, falamos sobre o Van Gogh e seus quadros com girassóis. Depois, cantamos as músicas Girassol, do Cidade Negra, e Do lado de cá, do Chimarruts (que permite uma leitura que tem relação com o significado da Páscoa). Cantamos o Hino Nacional (dia 13 foi o Dia do Hino), mas um Hino diferente – versão forró – e ainda ouvimos outras versões – Olodum e rock.
Como neste período há muitas datas importantes para comemorar, só falamos rapidamente quais são e disponibilizamos textos sobre os assuntos de cada data, principalmente charges.
No final, distribuímos uma lembrancinha – pirulito de chocolate em forma de coelho, feito por Tia China.  

CAMPANHA DE MATERIAL ESCOLAR



No início do ano fizemos uma campanha de material escolar: solicitamos que cada um trouxesse o material usado do ano passado, que estivesse em boas condições, para doarmos para crianças que estivessem precisando. Conseguimos uma quantidade razoável de material, considerando que muitos já haviam descartado os materiais que não utilizariam. No dia 25 de fevereiro, fomos entregar o material para a ONG Vale Viver, que desenvolve um trabalho de promoção social no Bairro Gameleira. Nesta entrega contamos com a presença do Samuel Pinto, que veio ao nosso encontro trazendo os filhos Gabriel e . Ele acabou nos dando carona e participando da entrega do material.
Aproveitaram para conhecer as instalações e ficaram admirados. Vale a pena conhecer o trabalho da ONG – e colaborar.
Agradecemos a todos que doaram material e ao Samuel pela carona e por ter vindo pessoalmente trazer a doação com os filhos.

Já deixamos o recado: neste final de ano repetiremos a campanha. Pode ir juntando o material que não for usar para poder participar

NOSSA MALA É SUCESSO!

   
Como falei no post anterior, a Kelly veio devolver a Mala da Garagem no dia 09. Ela contou como foi boa a experiência de ter nossa mala em casa. Segundo ela, aproveitaram bastante e o Pedro nem queria deixar devolver, puxava a Mala da mão dela dizendo “é minha, é minha”. Em reconhecimento, ela fez uma doação “bem gordinha” para ajudar na compra de uma mala de verdade, que vi numa loja em Belo Horizonte...uma daquelas malas antigas..um luxo!  Iupiii...Mas o melhor não foi isso, foi um cartão com fotos e uma mensagem linda que ela trouxe junto...emocionante...fiquei com os olhos marejados! Mas não era para menos...veja as fotos e comprove.
KELLY, OBRIGADA PELO CARINHO E PELO APOIO.
FICAMOS FELIZES POR TEREM APROVEITADO BEM DA NOSSA MALA. 

SAUDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA!

Oi...antes de começar quero pedir desculpas pela demora em postar as novidades. Depois que cheguei de viagem foi tanta coisa para fazer, que acabei me enrolando e deixando o blog desatualizado. Mas prometo me redimir...

Depois de um mês de recesso, a Garagem reabriu no dia 09, com a presença de muitos visitantes. Foram chegando todos animados, procurando algo para ler. Aproveitei que a televisão e o aparelho de dvd estavam instalados para deixar passando vídeos do dvd “A Galinha Pintadinha” e do Palavra Cantada.
Como na última Garagem havíamos comemorado o aniversário de um ano com um baile de carnaval cheio de animação, demos continuidade ao tema “um ano de Garagem” fazendo uma retrospectiva com fotos e dando informações sobre os nossas conquistas.
Em seguida, falamos como se deve proceder para ser uma pessoa saudável, pois no dia 07 foi o Dia Mundial da Saúde. Passamos slides com dicas do que fazer para manter a saúde física, mental e emocional. Falamos ainda sobre a dengue e a conjuntivite, doença que está se alastrando na nossa cidade.
Tivemos a visita de Zé Bobrinha e João Jiló, que interromperam a excursão pela Europa quando viram no blog que a Garagem estava aniversariando. Segundo eles, não poderiam deixar de prestar uma homenagem, pois foi através das nossas postagens que foram descobertos pelos europeus. Eles fizeram todos rir contanto sobre suas viagens. Desta vez, cantaram versos sobre as dicas de saúde ao ritmo de canções de domínio público. Trouxeram uma assistente, a Ioió Peneira, que peneirava os versos com muita graça. No início ficaram assim, assim, mas logo entraram no ritmo do Peneirei Fubá..foi muito bom este contato com um ritmo da cultura popular.
 Para terminar, já que o papo era saúde, servimos um lanche mais saudável: bolo de cenoura (com cobertura de chocolate – um pouquinho, pooode, né?) e suco de acerola (acerolas de verdade, tiradas do pé que temos no fundo do quintal).
A grande surpresa do dia ficou por conta da Kelly, mãe do Pedro Rubens, que veio devolver a Mala da Garagem – mas isso é papo para um post à parte.  

Uma família linda...a estrela do dia foi o irmãozinho da Lara
 que veio passear na Garagem com a mamãe Silke.
Parabéns Silke, Lara e Joãozinho pelo novo membro da família.
Que Deus abençõe vocês e ele seja um grande leitor.


terça-feira, 19 de abril de 2011

RECADINHO

Ei, galerinha da Garagem!

Devido ao feriado, nesta semana a Garagem abrirá na quinta-feira, no mesmo horário de sempre (9 horas).
Não perca! Teremos jogos (como nas férias), história, livros do Lobato, gibis da Turma do Sítio e cantaremos bastante.

Beijo grande.

UM MUNDO DE ENCANTAMENTO

IMAGINE...
um lugar encantando onde marmelada é feita com banana, bananada é feita com goiaba e goiabada é feita de marmelo, onde há uma avó muito sabida que conta histórias incríveis, uma cozinheira que faz bolinhos de chuva de lamber os beiços, uma boneca de pano que fala, um riacho com águas cristalinas que parecem cantar, jabuticabas docinhas, sacis e muito mais, e ainda por cima recebe visitantes como príncipes, princesas, anjinhos....
IMAGINOU? Pois este lugar existe e para visitá-lo você nem precisa pegar ônibus, avião ou trem..basta abrir um livro escrito pelo Monteiro Lobato.


Certamente você já ouviu falar sobre o Monteiro Lobato. Ontem comemoramos o seu 129º aniversário. Ele foi o primeiro escritor brasileiro a escrever livros infantis por isso o dia do seu nascimento foi escolhido para ser comemorado como o Dia Nacional do Livro Infantil.

Garagem em homenagem ao Lobato no ano passado:
teve Nastácia (Luzenir), Emílias (Iolanda e Odara),
Pedrinho (João Luiz), bolinhos de chuva
e geléia de jabuticada (doação da Tia China).

Lobato nasceu em Taubaté e além de escritor foi também editor e tradutor. Metade de sua obra é composta de livros infantis e a outra metade consiste de contos, artigos, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um  romance, O Presidente Negro. Claro, nem precisamos dizer que a metade que fez - faz! - mais sucesso é a dos livros infantis, dentre os quais destacam-se Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Picapau Amarelo (todas estas histórias se passam naquele lugar encantado de que falei no início deste post... o Sítio do Picapau Amarelo).

A obra infantil do Lobato já virou programa da Rede Globo,
 gibi, e brevemente sairá uma versão em desenho animado.

A vida de Lobato foi bem movimentada, ele morou em Nova York, Detroit e em Buenos Aires e chegou a ser preso porque escreveu uma carta ao presidente criticando a política de minérios. Ele morreu no dia 04 de julho de 1948, aos 66 anos.

E para quem pensa que ele é "coisa antiga, ultrapassada", engana-se...a obra dele é sempre atual pois trata de temas como as desigualdades sociais (já ouviu falar do Jeca Tatu?), a cultura e os valores brasileiros, a preservação da natureza, dentre outros. 
Bem, não dá para falar tudo sobre este cara fenomenal. Para saber mais, você pode ler nos livros ou visitar os sites abaixo, dentre os milhares que há na internet:
http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm (texto que fala de como é bom ler livros do Lobato)

 Portanto, fica aqui a homenagem da Garagem das Letras a este grande escritor.
PARABÉNS LOBATO! OBRIGADA POR TER CRIADO ESTE MUNDO MARAVILHOSO PARA ONDE PODEMOS VIAJAR LENDO SEUS LIVROS.

Ah, falando nisso, temos na Garagem os seguintes livros do Lobato: Reinações de Narizinho (doado por Patrícia, mãe do Vítor e do Eduardo), Caçadas de Pedrinho (doado pelo Mauro, de Sampa), História das Invenções e Dom Quixote das Crianças, além de muitos gibis da Emília e da Cuca emprestados pela Daphny (se quiser ler, venha logo porque logo, logo, ela levará de volta).



A BAILARINA TEM...

...UM BLOG!!??!!
Tem sim...
Esta bailarina de quem falo é a Ana Terra...já falei dela antes...

Ela é uma bailarinha aprendiz, que adora ler e ver filmes, toda cheia de "salamaleques" como toda bailarinha, mas tem um montão de coisa que a bailarina - aquela, da canção - não tem, como bolhas no pé, dente arrancado, conjuntivite..e muito mais!
Pois é, ela tem até um blog e é um blog bem legal.
Ela mandou um recadinho para os leitores do blog da Garagem...veja:



Olá turminha da Garagem das letras, encontrei um site muito bacana e divertido;
É um lugar onde você " Racha a cuca ", mas é muito interessante porque desenvolve o raciocínio lógico de uma maneira divertida.
Clique no link abaixo e diversao é garantida :
http://rachacuca.com.br/jogos/
Ah ! Garagianos letrados ! Visitem o meu blog !
O link é:
http://www.abailarinatem.blogspot.com/
Abreijinhos ..

E ENTAO, QUE TAL VOCÊ TAMBÉM TER UM BLOG SÓ SEU???
AH, E QUANDO ENCONTRAR ALGUM SITE, LIVRO OU FILME BEM LEGAL E QUISER COMPARTILHAR COM ALGUÉM, MANDE RECADO NO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS QUE PUBLICAREMOS AQUI.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

AVISOOOO!!!!


AMANHÃ, DIA 09/04/11, A GARAGEM ABRIRÁ!

ESTAREMOS ESPERANDO POR VOCÊ!

VAMOS FAZER UMA RETROSPECTIVA DE TODAS AS GARAGENS.

BEIJO.