segunda-feira, 23 de maio de 2011

A GARAGEM AMPLIANDO FRONTEIRAS

 
Sábado, nossa Garagem foi diferente: fomos conhecer a Biblioteca Pública Municipal. A idéia era levar as crianças para conhecerem o espaço e o acervo de literatura infanto-juvenil que foi adquirido através de um projeto que a equipe do Departamento Municipal de Cultura (Daniel Ramos, Jaqueline e Maria do Carmo) apresentou ao Governo Federal no ano passado. O projeto foi aprovado e agora a Biblioteca ganhou um espaço dedicado aos pequenos leitores (e aos não tão pequenos também, é claro). É um espaço bem organizado e aconchegante. Mas isso não é tudo...o melhor mesmo é o acervo. São tantos títulos incríveis que fica difícil escolher o que ler primeiro.
Antes de sairmos, conversamos sobre o lugar onde iríamos e como deveriam se comportar, inclusive na rua. Descobrimos que alguns nem sabiam que na nossa cidade há uma Biblioteca Pública, muito menos com espaço para pequenos leitores.
Saímos pelas ruas cantando uma paródia da música “Chegou a Turma do Funil” (criada na última hora), acompanhados pelo Daniel, que, além de se disponibilizar  a nos receber em pleno sábado, fez questão de ir junto conosco e ainda trouxe a Diva, filha dele, com uma amiguinha.
O Daniel lendo história para a filhota Diva e a amiguinha...
este sim é um ótimo programa para ser feito em família!
Ao chegarmos no Centro de Cultura, onde funciona a Biblioteca Municipal Maurício Marcondes Coelho, a Jaqueline já estava nos esperando com a priminha Júlia. Antes de irmos para a Biblioteca, passamos pelo auditório onde funciona o Cine Clube Águas do Mucuri e o Daniel falou sobre o projeto do Cine Clube.

                      

Esta foto está teimando em ficar nesta posição, mas eu também estou teimando em postá-la...
Afinal, pode haver coisa mais linda que mamãe, titia e neném juntos numa bilbioteca???
Depois, todos puderam conhecer e curtir o espaço da Biblioteca. Até os pequenos Pedro e Júlia se empolgaram com os livros de animais...fofo demais!
Antes de sairmos, agradecemos aos nossos anfitriões e a Cecília falou em nome da turma e entregou um presente que levamos para a Biblioteca: um DVD do filme O Jardim Secreto. A Jaqueline distribuiu balões para a galerinha e ainda demos uma olhada na obra do camarim que está sendo construído e voltamos para a Garagem, onde nos esperava um refrigerante geladinho – presente do Ígor e da Liinha, mãe da Cecília.
A mala foi para a casa da Diva...esperamos que ela, a família e os amigos gostem!

NOSSOS AGRADECIMENTOS AO DANIEL E À JAQUELINE PELA DISPONIBILIDADE E ATENÇÃO.
Voltando para a Garagem... só alegria!!!

QUE TAL FAZER UM PROGRAMA DIFERENTE??
VISITE A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL. 
FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA, DE 7 ÀS 17 HORAS.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

AVISO

A GARAGEM ABRIRÁ AMANHÃ, DIA 21/05/11...
E COM UMA ATIVIDADE NOVA: VAMOS FAZER UM PASSEIO ESPECIAL!
NÃO PERCA!



Pedimos desculpas aos nossos leitores pois demoramos para fazer as últimas postagens. O motivo: falhas no provedor de internet.

GARAGEM PARTICIPA DE CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL

Preparados para entrar em cena.
As atrizes também ajudaram
a arrumar o cenário.
No último dia 18 comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores. O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social) fizeram uma programação para mobilizar e informar a comunidade acerca do assunto. Desde a semana anterior começaram a fazer palestras nas escolas e no dia 18, a partir das 17 horas,  a criançada pôde brincar nos brinquedos infláveis na Praça Minas Gerais e passear no Trenzinho Pimpão (tudo de graça...). Para culminar a programação, houve apresentações no coreto e foi aí que nós entramos: a Garagem das Letras foi convidada para apresentar um “teatrinho”.

Fizemos uma apresentação simbólica, utilizando a figura do Lobo Mau para representar um pedófilo. Investimos no visual, com cenário e figurino bem característico do mundo encantado da infância, e escolhemos uma trilha sonora especial: Valsa das Flores, do Thaikovsky, 5ª sinfonia do Beethoven e Caravansary, do Kitaro. Para fechar, um poema que encontrei em um blog...Meninas do Brasil, da Sirlei Passolongo, que adaptei (licença, viu Sirlei??) para ficar mais de acordo com a apresentação.


 








As outras apresentações ficaram por conta do PROPAC (Projeto Presbiteriano de Assistência à Criança - uma associação vinculada à Igreja Presbiteriana, que atende crianças com reforço escolar, recreação e complementação alimentar..um trabalho que merece ser divulgado), do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do PRÓ-JOVEM.

Surpresa: ganhamos camisas lindas
dos organizadores do evento.  

No final, organizaram uma brincadeira onde a assistente social fazia perguntas sobre o que foi falado nas palestras e dava um brinde para quem acertasse a resposta.

Esperamos que eventos deste tipo possam contribuir para reduzir as estatísticas de crianças abusadas e exploradas sexualmente. E, como sonhar não custa nada...quem sabe um dia este tipo de caso não vai ter passado de um sonho ruim????
Ficamos muito felizes por ter participado.



Nossos agradecimentos às Equipes do CRAS e do CREAS, à Escola Interação, à professora Lucineia (Tia China), ao Diu da Marcenaria, ao Fabrício, à Karoline, aos “atores” e seus pais.


PONTO DE CULTURA COM ARTE VALE VIVER

Para quem não sabe, na Associação Vale Viver (aquela de que falei quando fomos entregar o material escolar que arrecadamos) está funcionando um Ponto de Cultura, financiado com recursos do Governo Federal. A história deste Ponto começou em 2009 quando a Associação apresentou um projeto e foi contemplada. Eram muitos projetos e o da Vale Viver foi um dos selecionados...uma grande conquista para a Associação e para nossa cidade!

Os Pontos de Cultura são definidos como iniciativas culturais desenvolvidas pela sociedade civil que estão sendo potencializadas pelo Governo Federal, através do Programa Mais Cultura, em conjunto com o Governo Estadual.


No Ponto de Cultura Com Arte VALE VIVER já estão sendo desenvolvidas oficinas de teatro, música e artesanato e aulas de capoeira... tudo gratuito!

Imagine só o que isso representa para a comunidade....

Caso queira conhecer mais sobre o projeto, visite a Associação.


Nas fotos, tiradas no Centro de Cultura, momentos de um seminário da oficina de teatro, ministrada pela Fabiane.

NOTÍCIA BOA - TAMBOLELÊ EM ÁGUAS FORMOSAS

Prepare-se! Vem aí um show simplesmente incrível !
Grupo TAMBOLELÊ...
Segundo informações do Daniel Ramos, do Departamento de Cultura, o Grupo já foi contratado para se apresentar na Festa de Setembro. Ainda falta muito tempo, mas vale a pena ir curtindo a expectativa pois é um espetáculo bom de-mais... quem já viu sabe!

CANTANDO O AMOR

Fico Assim Sem Você
Composição : Abdullah / Cacá Moraes

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim

Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas
Pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes

vão poder falar por mim

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver

Mas o relógio tá de mal comigo (2x)




Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965), mais conhecida por Adriana Calcanhotto ou Adriana Partimpim, é uma cantora e compositora brasileira.
Recentemente ampliou sua atuação em um álbum para crianças, o Adriana Partimpim (2004), com o qual obteve grande sucesso em espetáculos e pelo qual ganhou o prêmio Grammy latino de melhor álbum infantil.

Claudinho e Buchecha








DIA DAS MÃES FAZ A GARAGEM SE ENCHER DE POESIA

Foi uma bela coincidência a Garagem abrir justamente no dia anterior ao Dia das Mães! Tema melhor que este não há...
Os visitantes – alguns não podem mais ser chamados assim pois já são “da Garagem” – não chegaram muito cedo, como de costume, até pensamos que teríamos poucas crianças, mas quando chegou a hora, foram aparecendo, chegando, se acomodando, batendo papo e lendo, é claro! Começamos falando sobre poesia. Recitei trechos do poema para Sempre, do Carlos Drummond de Andrade e comentamos sobre a blusa que eu usava, um verdadeiro portador de texto, que ganhei da Luma e do Zito. Chamei a atenção para a imagem e a frase (Plante poesia), informando ainda sobrea composição do tecido, que é metade de algodão e metade de pet reciclado. Como estávamos falando de poesia, lembramos que poesia não está apenas num texto escrito em versos, mas sim em tudo que transmite um sentimento: uma imagem, um canção, uma flor...
Vimos uma série de fotos artísticas com o tema mãe, chamando a atenção para o aspecto poético de cada uma. Vimos ainda uma sequência de quadros de pintores de lugares e épocas diferentes, sendo que a maior parte tinha o mesmo título: Mãe e Criança. Continuamos a apresentação de slides com algumas charges muito interessantes e engraçadas, quase todas mostrando como são as mães dos políticos.
Lemos juntos o livro Se as coisas fossem mães, que foi passado na televisão, também em forma de slides. Este livro é uma produção maravilhosa da Sylvia Orthof, poesia pura, tanto no texto quanto nas ilustrações lindas –e divertidas – da Ana Raquel. Se quiser conhecer esta obra, visite http://www.ecolorir.com/se-as-coisas-fossem-mes.html.
Aproveitando que a televisão e o aparelho de dvd estavam instalados, assistimos ao desenho animado da Turma da Mônica, O sumiço de todas as mães. Uma história simples mas que fez a galerinha refletir sobre a importância do papel da mãe na vida de cada um.
O último texto do dia foi a música Fico assim sem você, em três versões: com a Adriana Calcanhoto e a dupla Claudinho e Buchecha (versão original e remixada). Todos adoraram a demonstração da dança da dupla, aquela em que colocam a mão no nariz (a maioria não conhecia a coreografia que foi sucesso junto com a música Só love). Foi surpreendente como gostaram da canção, principalmente com a Adriana...muitos já conheciam e todos cantaram acompanhando a letra que receberam impressa e levaram para casa para cantar para a mamãe. Levaram também a cópia do trecho do poema do Drummond para lerem ou recitarem e uma lembrancinha da Garagem (adesivo e bombom).           Antes da saída, apresentamos a nova mala da garagem, adquirida com a doação da Kelly e do Samuel Pinto. Tivemos que complementar com um valor bem irrisório. A mala (aquela de que falamos num post anterior) foi comprada numa loja em Belo Horizonte e customizada com adesivos de alguns dos lugares para onde se pode viajar com a bagagem, que aumentou pois a mala é bem grandinha. Tinha muita gente torcendo para ser sorteada mas fizemos uma combinação: como o Pedro, filho da Kelly já tinha levado a outra mala improvisada e não estava presente, seria
justo que deixássemos  os irmãos Gabriel e Guilherme levarem pois  são filhos do Samuel .
Concluímos observando que hoje, em pouco tempo, tiveram a oportunidade de apreciar e analisar vários tipos de textos verbais e não-verbais, o que –esperamos – contribuirá de forma significativa para a formação de cada um, não só como leitores, mas como pessoas de  sensibilidade aguçada.
 



segunda-feira, 9 de maio de 2011

TRUPE DA GARAGEM BRILHA EM ENCENAÇÃO

A Garagem das Letras foi convidada para apresentar a Lenda do Girassol (versão diferente das postadas aqui)  na Missa de Páscoa das crianças. Foi uma apresentação simples, seguindo o roteiro passado pela equipe organizadora, mas passou uma bela mensagem para as crianças (e para os adultos também).
Agradecemos aos atores e seus pais pela colaboração.
 

PARABÉNS, MÃES!!!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

AVISO


OI, GALAERA LIGADA NA GARAGEM!

ABRIREMOS NESTE SÁBADO, ÁS 9 HORAS.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

BEIJOS.